Mallku Chanez Mallku Chanez

Mallku Chanez - Medicina Tradicional Energética

Mallku Chanez Mallku Chanez
  • Início
  • Autor
  • Livros
  • Iniciação Feminina
  • Amuletos - Patuás
  • Símbolos Femininos Energéticos
  • Sonho Primordial
  • 1ª Mostra Nacional em Psicologia Social
  • Ambulatório Amawta

Oguapy - Ovulação e Menarca

A juventude, uma ‘Flor que se Abre

magneticamente e espiritualmente’.

Um Py’a, coração, com sentimento de

Juventude para dizer: uma

flor que se abre para a Natureza; 

A Oguapy, a juventude feminina, é uma ‘flor que se abre’ na Natureza. Ela tem uma relação direta com a estação primaveril do ano.

A juventude feminina é uma semente e raiz de frondosa vitalidade e flexibilidade. Ela vai se fortalecendo e se desenvolvendo através das ‘grandes emanações espirituais e relações dos movimentos magnéticos femininos’, que fluem através do poder energético e espiritual. Elas mantem as mudanças periódicas de ovulação e menstruação, de continuidade, de constância e de permanência. Sem esses movimentos magnéticos e espirituais jamais existiríamos.

O campo eletromagnético da Oguapypossui muitas oportunidades de absorver nutrientes, captar e radiar energia e emanar espiritualidade, num universo de atividades que se lhe vão apresentando.

Oguapyexpressa a Força d’Alento Universal e o mal-estar, uma fortalece e a outra a desmorona, enfrague-se com cólicas ventrais, é regrada, mas as emoções podem fazê-la desregrar, como grandes ondas do mar, poderá vir em grandes períodos e outras vezes em períodos curtos, assim mesmo ela deve ser primaverilmente úmida e cheirosa, emocionalmente florida, fisicamente em processo de amadurecimento, energeticamente eespiritualmente radiante.

Muitas também serão tuas experiências umas agradáveis e outras traumatizantes que poderão influenciar suas relações. As dissoluções e as soluções sempre existiram, as perdas para a Natureza serão inevitáveis, o mais singular seria você se reerguer, se levantar e se movimentar.

Para que as perdas não danifiquem profundamente teus sentimentos, como tuas sementes e raízes, você precisa se fortalecer através dosMborat’es,entoares, de aves, cigarras, papagaios, araras, gafanhotos, queda de folhas das árvores, queda d’águas, ventos e trovoadas que moram na mata, nos rios e nas montanhas, e assim você buscará atividades que poderá realizar, somando, deste modo, tuas vivências. Sim, expressa-as com o pya’, coração, tu espiritualidade elas sempre estarão presentes e se tornarão permanentes.

Na juventude, as alegrias e as tristezas, os erros e os acertos, as brincadeiras e as lágrimas, os desafios e as provocações, a confiança e a desconfiança, a força, a garra e a coragem servem-te como consolos.

Não roubar tuas próprias verdades, assumir tuas falsidades e fantasias, é começar a acreditar em si mesma num momento em que te cercam as iniciações femininas, as Kk’antu~ticas, as iniciações intelectuais como os vestibulares e depois a Faculdade. Postule à educação, ao ensino, à organização e à disciplina para que você possa dar valor a tuas atitudes, hábitos e responsabilidades, assim tua autoconfiança aumentará a cada entrave que vencer.

A Oguapy é um período de transição, um período de mudanças em que as transcendências energéticas e espirituais, a ovulação e a menstruação regular ou irregularmente vão se manifestando. Teu organismo sensorial vai se desenvolvendo até chegar a amadurecer em torno dos vinte e três anos. Você vai precisar de mais tempo para alcançar a maturidade instintiva, intuitiva, sensitiva e emocional.

1Algumas das mudanças que se vão efetuando poderão te provocar confusões ou inseguranças. Quando sentir pressõesinternas até então desconhecidas, você deverá encontrar uma maneira criativa para que possa perceber e vencer tais desafios porque todos os teus movimentos magnéticos e emanações espirituais fazem parte de uma extraordinária fortuna, e somando tuas novas experiências poderá chegar a ser uma pessoa autônoma algum dia, com deveres e direitosassumidos.

Um Py’a, coração, com sentimento de

crescer para se emancipar;

Muitas vezes, você pode achar que leva uma vida muito restrita e controlada, cheia de “faça isto”, “faça aquilo”, “não faça isso”, “faça o outro”. Porém, refletindo com base num outro ponto de vista, quando se é jovem,acredita-se na liberdade, uma palavra sem regras no mundo ocidental civilizado. Em outras culturas, a liberdade espiritual é uma Deusa adormecida dentro de você; ela exige orientação, supervisão,limites e disciplina para consigo mesma de acordo com a idade.

Ao invés de você tentar carregar o fardo de todas as preocupações do teu lar, lembre-se de que há outras pessoas que assumem essas responsabilidades: são tua mãe e teu pai, pessoas que tem mais experiência de vida. Eles se responsabilizam por teu desenvolvimento, tua formação e educação, enquanto você conta com tempo e espaço privilegiados para buscar e adquirir conhecimentos, desenvolver atitudes e habilidades, criar dificuldades e erros, logo refletir sobre tua forma de ser.

Você possui muito mais regalias e tempo para aprender a ler, a escrever sobre seus sonhos oníricos ou fantasias e sonhos vespertinos. Também você conta com tempo para conversar e pesquisar nas bibliotecas, acerca do que outras pessoas escreveram ou estão escrevendo, criando novas ideias e novos projetos, novas formas de analisar e ver a vida, para poder refletir sobre essas realidades.

Por outro lado, existem famílias com menos recursos econômicos e com um dos membros com fragilidades físicas e emocionais, cujo parceiro se faz ausente por vários motivos. É desorientador tentar crescer e criar disciplina para manter a harmonia dentro de um caos, essa é uma realidade que deve ser aceita e num caso assim, o mais aconselhável seria buscar orientações de profissionais de ajuda.

Um Pya, coração, com sentimento de um ninho cheio
de ovos de aprendizagem dos quais podem brotar
passarinhos e voar;

É possível aprender muito através de teus êxitos e fracassos, de tuas quedas e dor. Em alguns casos, você poderá fazer uma escolha sábia e outras vezes, se frustrar com seus próprios erros e derrotas. Tudo isso pode ser de grande valia no momento em que for decidir a direção e o caminho que tomará num futuro próximo.

A vida humana é um ninho cheio de ovos de aprendizagem dos quais podem brotar passarinhos ou que podem apodrecer nos fiapos do ninho, se a mãe os abandona por qualquer motivo. Portanto os erros, as derrotas, os trancos e os barrancos, as quedas e as dores são significativas, o levantar-se e o movimentar-se, Omopuã Pacha, será uma constante e inevitável em teu caminho.

Livros

  • Oguapy Poraceí
  • OGUAPY
  • Medicina Originária Na Comunidade
  • Xe Pya’ Ñe’ ẽ

Trabalhos do Autor

  • 1ª Mostra Nacional em Psicologia Social
  • 1° Ambulatório de Medicina Natural

Kk'antu tika - Iniciações femininas

 

Primeira Iniciação Feminina parte 1

 

Primeira Iniciação Feminina parte 2

 

Segunda Iniciação Feminina Parte 1

 

Segunda Iniciação Feminina Parte 2

 

Segunda Iniciação Feminina Parte 3

Segunda Iniciação Feminina - Fotos

 

Sobre o Autor

Roberto Fidel Valda Chanez (Mallku Chanez) nasceu em 24 de abril de 1954, no Kollasuyo, Bolívia. Foi iniciado na Medicina Itinerante Kallawaya na sua infância. Estudou Medicina na Universidade de Cochabamba, na Bolivia; estudou Medicina Taoísta Chinesa por dez anos e se formou em Psicologia pela Universidade de São Paulo, USP, no Brasil. Membro Associado ao Conselho Regional de Psicologia, 6ª Região (CRP), desde 1989.

Livros

  • Oguapy Poraceí
  • OGUAPY
  • Medicina Originária Na Comunidade
  • Xe Pya’ Ñe’ ẽ
Copyright © 2025 Mallku Chanez. All Rights Reserved.
Joomla! is Free Software released under the GNU General Public License.