Mallku Chanez Mallku Chanez

Mallku Chanez - Medicina Tradicional Energética

Mallku Chanez Mallku Chanez
  • Início
  • Autor
  • Livros
  • Iniciação Feminina
  • Amuletos - Patuás
  • Símbolos Femininos Energéticos
  • Sonho Primordial
  • 1ª Mostra Nacional em Psicologia Social
  • Ambulatório Amawta

Ambulatório Amawta: Uma Grande Realidade

Ambulatorio Amawta 1

IDEALIZADOR E RESPONSÁVEL:

Mallku Chanez         Kallawaya andino

(Diretor do Ambulatório Amawta)

O Ambulatório Amawta, inaugurado em 17 de fevereiro de 1997, é dirigido à comunidade e realiza um atendimento através da Medicina Originária Natural, a saber: Medicina Itinerante Kallawayaandina, Medicina TaoístaChinesa e a Medicina Mãe d’Umbigo Raizeira amazônica (Br.) Desde sua inauguração, vêm tendo uma procura cada vez maior.

O atendimento com acupuntura e moxabustão,eletroacupuntura e ventosas, sangrias e incisões, e outros 23 métodos, é realizado duas vezes por semana, às segundas-feiras e aos sábados, das 9:00 horas até as 16:30.

No período de 17 de fevereiro a 03 de maio, foram atendidas 149 clientes. Destes, 90 estão em tratamento, correspondendo a 60,40% do total de atendidos, 27 clientes tiveram alta, o que significa que 18,12% do total, 32 atendidos não deram continuidade ao tratamento, representando 21,48% dos atendimentos.

Somando-se a porcentagem dos que estão em tratamento à porcentagem dos que já tiveram alta, verificamos uma aprovação do método da Medicina Natural Omopuã Pacha (pela concepção de levantar-se, erguer-se e movimentar-se) por 78,52% dos clientes atendidos.

Destacamos aqui, que este atendimento é realizado por um único profissional, o Dr Mallku Chanez, que chegou a atender 67 pessoas em um único dia, pois todos ao que se inscreviam no Ambulatório Amawta, até as 13:00h eram necessariamente atendidos nesse mesmo dia.

O tratamento ambulatorial é vinculado ao trabalho comunitário. Isto significa que o cliente será atendido exclusivamente a partir do momento em que esteja realizando um trabalho perante a comunidade e ligado ao Ambulatório Amawta.

Observação: Houve clientes que não deram continuidade ao tratamento, por que, foram desligados ou excluídos do tratamento ambulatorial por não se vincularem ao trabalho comunitário.

São cinco os grupos de trabalho:

  1. Limpeza;

  2. Conselho de Formação de Escola;

  3. Alimentação,

  4. Assepsia de Agulhas;

  5. Secretaria.

Conselho de Formação de Escola:

Destacamos prioritariamente, dentre os grupos de trabalho, o Conselho de Formação de Escola, que pretende fazer crescer, através da Medicina Natural, Omopuã Pacha, um acultura emergente, para que a comunidade valorize a si mesma e ao outro. Para desenvolver novas práticas da Medicina Natural, que sejam da própria comunidade e a ela se dediquem.

Desta maneira, a anamnese e o diagnóstico dos males que atingem a comunidade serão melhor compreendidas, pois, os médicos naturistas, pertencentes a esta comunidade, saberão compreender melhor a relação do individuo com o meio-ambiente em que esta inserido.

Explicando melhor esta relação: Por exemplo, é necessário reconhecer que as condições da água parada trazem doenças infeciosas, o esgoto a céu aberto traz inúmeras disfunções, de que forma cuidar sua alimentação, educação para barrar a ignorância são fundamentais, para se compreender o tipo de doença que aflige a comunidade, pois todos os fenômenos e as coisas estão interligados.

Porém, para a manutenção e o desenvolvimento do Ambulatório Amawta, todos os grupos de trabalho são absolutamente essenciais a esta concepção de participação coletiva. Por isso, todos os novos clientes ou associados devem se enraizar em algum grupo, já que esta proposta é um trabalho contínuo, permanente e solidaria.

As práticas energéticas e espirituais da Omopuã Pacha ativam o desenvolvimento imunológico dos pacientes a harmonia, e a sincronização do organismo sensorial, fazendo crescer a Força d’Alento Espiritual. A participação coletiva fortalece a Força d’Alento da comunidade que, através de práticas de prevenção, pode elaborar melhor a relação energética e espiritual de seu organismo sensorial.

Desde essa ótica, a prevenção é um princípio absoluto. Para isto, a concentração espiritual é primordial, as ervas medicinais, a farmacopeia e a prática do Yuká com o Tai’Chi Chuan, foram introduzidas no Ambulatório Amawta. As práticas são realizadas aos sábados, das 7:00h às 8:00h 15 min, é aberta a todos os sócios do Ambulatório Amawta e obrigatório aos clientes (pacientes), dirigidas pelo Dr. Mallku Chanez, diretor do Ambulatório Amawta.

Livros

  • Oguapy Poraceí
  • OGUAPY
  • Medicina Originária Na Comunidade
  • Xe Pya’ Ñe’ ẽ

Trabalhos do Autor

  • 1ª Mostra Nacional em Psicologia Social
  • 1° Ambulatório de Medicina Natural

Ambulatório Amawta

   

 

Ambulatório Amawta - Castelhano

Sobre o Autor

Roberto Fidel Valda Chanez (Mallku Chanez) nasceu em 24 de abril de 1954, no Kollasuyo, Bolívia. Foi iniciado na Medicina Itinerante Kallawaya na sua infância. Estudou Medicina na Universidade de Cochabamba, na Bolivia; estudou Medicina Taoísta Chinesa por dez anos e se formou em Psicologia pela Universidade de São Paulo, USP, no Brasil. Membro Associado ao Conselho Regional de Psicologia, 6ª Região (CRP), desde 1989.

Livros

  • Oguapy Poraceí
  • OGUAPY
  • Medicina Originária Na Comunidade
  • Xe Pya’ Ñe’ ẽ
Copyright © 2025 Mallku Chanez. All Rights Reserved.
Joomla! is Free Software released under the GNU General Public License.